Ablação Cardíaca: Entenda o procedimento

Ablação Cardíaca: Entenda o procedimento

O que é?

Ablação cardíaca é um procedimento minimamente invasivo realizado pelo cardiologista. O médico realiza esse método com a introdução de cateteres por um vaso sanguíneo até o coração. O tratamento é um dos mais eficientes em casos de arritmias cardíacas, sendo a mais comum a fibrilação atrial.

Quando é recomendado fazer ablação cardíaca?

O procedimento é recomendado para tratar arritmias cardíacas, principalmente quando o paciente responde mal ao uso de medicamentos. A técnica é realizada pela introdução de cateter no vaso sanguíneo, com dois objetivos que podem ser por cauterização do local da arritmia ou a técnica de resfriamento do tecido que promove a lesão. Essas técnicas são chamadas de:

  • Ablação por radiofrequência (RF), baseada no calor
  • Crioablação que se baseia no frio (resfriamento do tecido)

Fique atendo aos sinais

As arritmias nem sempre apresentam sintomas muitas vezes é uma doença silenciosa o que a torna grave. Em outros casos os sintomas podem ser notados, os mais comuns são:

  • Ritmo cardíaco irregular
  • Desmaio
  • Falta de ar
  • Tonturas
  • Palpitações

Recuperação

Após o procedimento bem-sucedido o paciente pode voltar ao seu ritmo e estilo de vida, seguindo as orientações médicas. Em 95% dos casos as arritmias são curadas. Geralmente o paciente recebe alta em 24 horas. Como em qualquer outro tratamento médico a ablação cardíaca pode ocorrer riscos. É fundamental procurar um médico para maiores esclarecimentos.

Quando procurar um especialista

Quando procurar um especialista?

É muito importante visitar um especialista para consultas de rotina e quando apresentar sintomas ou desconforto no coração. As doenças cardiovasculares merecem toda atenção principalmente porque em alguns casos não apresentarem sintomas ou sinais e pode ocasionar morte súbita. Somente o cardiologista poderá diagnosticar e tratar os problemas.

Clínica RitmoVale

Na Clínica RitmoVale os cardiologistas são especialistas em arritmias. Médicos preparados e aptos para realizar os procedimentos de ablação, estudo eletrofisiológico e Holter. Caso você esteja sentindo alguns dos sintomas descritos acima agende agora mesmo sua consulta!