Cardiologista: saiba quando é necessário procurar o especialista

Cardiologista: saiba quando é necessário procurar o especialista

É o especialista que diagnostica e trata doenças cardíacas e disfunções relacionadas ao sistema cardiovascular. O médico cuida de causas como hipertensão e colesterol alto, que atinge muitos brasileiros. Muitas causas de problemas cardiológicos estão associadas ao estilo de vida, a falta de exercícios físicos, má alimentação (o consumo excessivo de cafeína, álcool, comidas gordurosas), obesidade, uso de drogas e certos medicamentos. Esses são alguns dos fatores de risco.

Quando devo procurar um cardiologista?

Quando devo procurar um cardiologista?

A visita ao cardiologista deve ocorrer em duas situações, consultas preventivas de rotina ou para tratamento de doenças. Como citado acima muitos são os fatores influenciadores de doenças do coração. Portanto a necessidade de fazer consultas de rotina para evitar e prevenir o surgimento da doença ou o agravamento da mesma, já para os pacientes que tem problemas no coração a consulta é fundamental para tratar e evitar que a doença se agrave.

Sintomas

Fique atento aos sintomas e fatores que podem desencadear um quadro de doenças cardiovasculares e arritmias. Veja:

  • Pressão alta
  • Pressão baixa
  • Dores no peito
  • Desmaio
  • Perda de consciência
  • Falta de ar
  • Batimentos cardíacos acelerados, lentos ou irregular
  • Palidez
  • Tontura
  • Fraqueza

Em alguns casos de arritmia (leia: Arritmia Cardíaca- Entenda o que é, conheça seus sintomas e tratamentos) a doença pode não apresentar sintomas, por isso a importância de consultar um cardiologista, pois em casos mais graves pode acontecer parada cardíaca e levar a morte súbita.

Diagnóstico

O médico faz o diagnóstico através de analise clínica, histórico do paciente e em alguns casos pede exames complementares para diagnosticar o tipo da doença e a gravidade. Os exames mais comuns são: laboratório, eletrocardiograma e Holter. Se houver a necessidade o especialista solicita os exames específicos.

Tratamento

O tratamento vai variar de doença para doença e da gravidade do problema. Basicamente o tratamento é feito com:

Dicas:

Para uma vida saudável pratique exercícios (lembrando que pessoas com problemas cardíacos devem consultar o especialista para acompanhamento e liberação do treino), tenha uma alimentação saudável, verifique o histórico de doenças na família e consulte o cardiologista pelo menos uma vez por ano.

Cardiologista na Clínica RitmoVale

Na Clínica RitmoVale você conta com cardiologistas especialistas em arritmias, além de profissionais com expertise em implantação de dispositivos (marca-passo, desfibrilador). Se você sente algum dos sintomas citado nesse artigo ou precisa fazer uma consulta de rotina, agende sua consulta aqui. Nossos profissionais são altamente qualificados para diagnosticar e tratar doenças do coração. Consulte!