Cardioverso Desfibrilador Implantável (CDI)

Você sabe para que serve e como funciona o desfibrilador?

Nesse artigo explicaremos para que serve e como é feito o procedimento. Desfibrilador cardíaco é um dispositivo que pode ser interno ou externo. O dispositivo interno implantável tem a função de emitir descarga elétrica para o coração com intuito de estimular a contração. O aparelho é considerado de alto padrão em nível de tecnologia.

Para que serve?

O dispositivo cardíaco externo, serve para tentar evitar a morte súbita de uma pessoa durante uma parada cárdica. O dispositivo implantável também age no tratamento de arritmias como fibrilação atrial, fibrilação ventricular e taquicardia.

Quando devo usar um desfibrilador?

O dispositivo é recomendado pelo cardiologista, após uma consulta médica, avaliação dos exames e analise da gravidade da doença. Caso seja necessário o médico prescrevera a utilização de um desfibrilador implantável. O CDI é implantado sobre a pele do paciente, abaixo da clavícula no lado direito ou esquerdo do peito.

Como funciona?

O aparelho dispara um choque elétrico para o coração quando ocorre alterações no ritmo do batimento cardíaco. Em alguns casos o médico pode recomendar para o paciente a utilização de ressincronizador cardíaco.

A cirurgia

A cirurgia para implantação do desfibrilador pode ser realizada com anestesia geral ou local, o dispositivo pode ser implantado no peito ou no abdome. Normalmente o paciente recebe alta em 24 horas. Após a cirurgia a recuperação é gradual, o paciente deve voltar a suas atividades diárias conforme recomendações do cardiologista.

O tratamento

O aparelho é indicado para tratar arritmias em pacientes com alto risco. O médico especialista para prescrever o tratamento é o Cardiologista com especialização em arritmias. Depois da realização da cirurgia, o paciente poderá retomar para suas atividades normais. Caso seja preciso o médico apontara as restrições necessárias.

Clínica RitmoVale

A clínica RitmoVale conta com especialistas em doença do coração. Com uma equipe altamente qualificada e apta para diagnosticar e tratar doenças cardíacas. Agende agora mesmo sua consulta!