Holter: o que é e para que serve

Holter: O que é e para que serve

O que é?

Holter é um monitor portátil que avalia a atividade elétrica do coração durante 24 horas do dia. É um exame complementar ao eletrocardiograma com a função de detectar alterações que não aparecem em exames de tempo limitado. O aparelho pode detectar presença de arritmias cardíacas como: extra-sístole, taquicardia, bradicardia entre outras.

Para que serve?

O exame serve para detectar alterações nos batimentos cardíacos. É recomendado para pacientes que apresentem arritmias cardíacas, desmaios e palpitações. Nos casos de infarto do miocárdio ou cirurgias cardíacas o Holter serve para monitoramento do quadro. O monitor também auxilia nas informações de ajustes e programação para pacientes que são portadores de dispositivos implantáveis como marca-passo ou desfibriladores.

Como funciona a implantação do marca passo?

Como o exame é realizado?

Para a realização do exame a pele do indivíduo deve estar limpa e sem cremes. Os eletrodos são fixados no peito do paciente e são conectados por fios a um aparelho que grava o ritmo cardíaco do coração. O dispositivo é pequeno e pode ser carregado no bolso ou na cintura com auxílio de um cinto.

Para se obter os resultados necessários o paciente deve fazer suas atividades de rotina normalmente, só não pode tomar banho e também deve fazer anotações dos horários que ocorreram os sintomas durante o uso do Holter.

Dicas para a realização do exame:

  • Tome banho antes
  • Mulheres evitem usar saias e vestidos
  • Use camisetas largas e calça com cintos para carregar o aparelho
  • Deve-se evitar cobertores elétricos, ímãs, detectores de metal e áreas de alta tensão elétrica

Quando devo fazer o exame?

O exame de Holter deve ser realizado caso o médico considere necessário. A princípio é solicitado eletrocardiograma, porém, em alguns casos o exame pode não conseguir detectar todas as alterações cardíacas, sendo assim, o especialista solicitará o Holter para complementar as informações necessárias para diagnosticar e tratar os problemas cardíacos.

Clínica RitmoVale

Nossos médicos são especialistas em arritmias. Uma equipe altamente qualificada para diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares.

Agende aqui sua consulta de rotina e se você sente alterações no batimento cardíaco, tem histórico familiar de doenças do coração é fundamental consultar um especialista pelo menos uma vez ao ano!