Marca-Passo: Entenda Tudo Sobre

Marca-Passo: Entenda Tudo Sobre

O marca-passo é um dispositivo que é implantado em pessoas com doenças do coração. A função do marca-passo é deixar o ritmo cardíaco normal. Em um coração saudável esse ritmo vai de 60 a 100 por minuto. O dispositivo serve para duas situações:

  • Anti-bradicardia: para pessoas com frequência cardíaca baixa
  • Anti-taquicardia: para pessoas com frequência cardíaca alta

Como funciona?

O dispositivo é um pequeno aparelho que emite estímulos elétricos para o coração, fazendo com que ele atinja uma frequência cardíaca regular, controlando as arritmias.

Quais os tipos?

Basicamente, há dois tipos de marca-passos: o provisório e definitivo. O provisório é utilizado durante situações de emergências. Posteriormente pode ser necessário o implantador de dispositivo definitivo, no caso da doença ser irreversível. Os dispositivos podem ser:

  • Bicameral: de câmara dupla, com dois eletrodos (atrial e ventricular).
  • Unicameral: de frequência única, com um eletrodo (ventricular ou atrial).

Os dois tem a função de aumentar a frequência do ritmo cardíaco de acordo com a necessidade do paciente.

Quando é necessário utilizar um Marca-passo?

O aparelho é necessário quando o paciente sofre de arritmias ou certas doenças cardíacas. O envelhecimento também contribui para a necessidade de implantação do marca-passo, pois algumas pessoas ao longo da vida podem adquirir um ritmo cardíaco irregular ou lento. Em alguns casos o paciente que sofre de problemas cardíacos pode sentir alguns sintomas como cansaço, desmaio, vertigens e sensação de fraqueza. O dispositivo ajuda a aliviar ou eliminar esses sintomas.

Como funciona a implantação do marca passo?

Como funciona a implantação do dispositivo?

O dispositivo é implantado através de uma pequena cirurgia. Geralmente o paciente recebe alta em 24 horas. É uma cirurgia relativamente simples e segura. O procedimento é introduzido através de veias que chegam ao coração.

Clínica RitmoVale

Aqui você encontra especialistas com expertise em implantação de dispositivos (marca-passo e desfibrilador).  Nossos cardiologistas são altamente qualificados e preparados para diagnosticar e tratar pacientes com problemas cardíacos. Agende sua consulta!